Notícias
Palestras no CTDR apresentarão caminhos para uma transição energética segura
Palestras no Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) apresentarão caminhos para uma transição energética segura. O evento acontecerá nestas quinta (6) e sexta (7), sempre das 14 às 18h, no Auditório do Liepe, prédio anexo ao centro de ensino, no bairro de Mangabeira VII, no Distrito Industrial de Mangabeira, em João Pessoa.
As inscrições para ficar por dentro das oportunidades e melhorias proporcionadas por uma transição energética segura devem ser realizadas por meio do Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SigEventos) da federal paraibana.
De acordo com a organização do evento, uma transição energética segura é importante devido à crescente necessidade de combater as mudanças climáticas, de reduzir a poluição ambiental e de promover um futuro sustentável.
Além disso, com essa segurança na transição energética, será possível criar um sistema energético mais eficiente, limpo e resiliente, capaz de atender às necessidades da sociedade de forma justa e equitativa, ao mesmo tempo em que protege o meio ambiente e as futuras gerações.
“Vão ser dois dias, 6 e 7 de fevereiro. Cada dia terá quatro palestrantes. Teremos conferencistas de grupos de pesquisa renomados, tanto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), quanto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), do Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB) e da UFPB”, destaca Danielle Jaguaribe, professora do Departamento de Tecnologia Sucroalcooleira (DTS) do CTDR da UFPB e integrante da equipe organizadora do ciclo de palestras.
A também pesquisadora sublinha que haverá palestrantes de diversas áreas, como Engenharia Elétrica, e do próprio DTS. “Eles falarão da transição energética das mais variadas formas, por exemplo, da energia solar. A gente quis trazer à tona esta temática tão inovadora, principalmente, porque o setor sucroenergético é responsável por 19 % da matriz energética brasileira de energia limpa e renovável. Então foi daí que surgiu essa ideia”, conta Danielle Jaguaribe
Ao longo dos dois dias do evento, serão discutidos, ainda, temas como nanonanomateriais e campo magnético, formação de profissionais, sustentabilidade ambiental, biogás e biocombustíveis para aviação. Apresentação do flautista Lucas Gama abrirá os trabalhos.
A segunda edição do ciclo de palestras deverá ocorrer no segundo semestre deste ano. Danielle Jaguaribe adianta: “Já estamos pensando em uma segunda edição do evento, nem que seja de apenas um dia. Temos em vista três pesquisadores da UFPE e uma da UFPB”.
Confira a programação completa, com palestrantes e temas de suas apresentações, através deste reels produzido especialmente para o evento e disponível no feed do perfil do CTDR no Instagram.
Também integram a equipe organizadora das palestras os professores e pesquisadores do DTS Kelson Carvalho, Joelma Morais e Marcelo Teixeira, além das estudantes extensionistas Andressa Brito e Vanessa Helena.
***
Texto: Pedro Paz
Créditos: Equipe Organizadora do evento