Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Estudante da UFPB é premiada em curso internacional sobre o BRICS
conteúdo

Notícias

Estudante da UFPB é premiada em curso internacional sobre o BRICS

publicado: 11/04/2025 13h38, última modificação: 11/04/2025 13h42
Evento reuniu 25 estudantes de diversos países em Salvador, entre os dias 10 e 29 de março

110420253.png

A estudante do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus João Pessoa, Kelly Santos, recebeu menção honrosa pelo trabalho apresentado no BRICS+ Salvador Summer School (Escola de Verão BRICS+), realizado em Salvador (BA), entre os dias 10 e 29 de março. A iniciativa internacional é promovida pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o BRICS (NEP BRICS+), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com apoio da Secretaria de Turismo da Bahia.

Representando a UFPB, Kelly Santos apresentou a pesquisa intitulada “Shaping BRICS’ Energy Transition Agenda” (“Moldando a Agenda de Transição Energética do BRICS”, em tradução livre), que se destacou entre os trabalhos apresentados por 25 estudantes de diferentes países. A pesquisa, conduzida com o auxílio do software Atlas.ti, consistiu em uma análise de conteúdo de documentos oficiais do grupo BRICS, com foco na evolução dos termos relacionados à agenda de transição energética.

“Consegui trazer resultados interessantes para compreender a posição dos membros e como eles constroem essa agenda coletivamente, que não é um processo homogêneo. Destaquei a importância de compreender essa agenda, especialmente diante da expansão do BRICS+, que traz novos desafios”, explica a estudante.

O curso teve como objetivo promover o intercâmbio de ideias sobre o papel do BRICS+ — bloco econômico formado por países emergentes — no cenário internacional contemporâneo. Atualmente, o grupo é liderado pelo Brasil e inclui Rússia, Índia, China e África do Sul, além de novos integrantes que vêm sendo incorporados com a expansão do bloco.

110420254.png

Durante a formação, os participantes tiveram aulas e debates sobre temas como os desafios e oportunidades do BRICS+, a entrada de novos membros, mudanças no cenário econômico global e os direitos humanos. Ao final do curso, todos apresentaram artigos acadêmicos, sendo a pesquisa de Kelly uma das destacadas com menção honrosa. A estudante também foi contemplada com uma bolsa de participação no programa.

A Paraíba contou ainda com a participação da egressa do curso de Relações Internacionais da UFPB, Laís Melo, também presente na edição deste ano do curso internacional.

***
Texto: Marcos da Paz
Foto: Arquivo Pessoal
Ascom/UFPB