Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professora da UFPB recebe Prêmio Carreira Destaque em Farmacognosia
conteúdo

Notícias

Professora da UFPB recebe Prêmio Carreira Destaque em Farmacognosia

publicado: 08/04/2025 16h56, última modificação: 08/04/2025 16h56
Prêmio destaca contribuições da professora Maria de Fátima Vanderlei de Souza

080420257.png

A professora Maria de Fátima Vanderlei de Souza, do Departamento de Ciências Farmacêuticas, do Programa de Pós-graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (PPGPN) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos (PPgDITM), todos do Centro de Ciências da Saúde (CCS), recebeu o Prêmio Carreira Destaque em Farmacognosia pela Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia). O Prêmio é resultado da indicação dos membros da Sociedade e é voltado para a Mulher Farmacognosta Consolidada, com reconhecida liderança na área.

Na votação da SBFgnosia, foram indicadas três pesquisadoras (1 da UNB, 1 da UEPG e 1 da UFPB). A escolha foi fundamentada nas pesquisas desenvolvidas, produções científicas, qualificação de recursos humanos e contribuições na área. Para a professora Maria de Fátima Vanderlei, o recebimento do Prêmio é um reconhecimento público de que a UFPB e seus Programas de Pós-graduação fazem pesquisa de qualidade e com seriedade. 

“Minhas pesquisas são na área de Química de Produtos Naturais. Busco os constituintes químicos biossintetizados por vegetais e organismos marinhos, salientando que tenho como ponto de partida o conhecimento popular, para escolha do vegetal a ser pesquisado. Esse conhecimento se refere ao uso da planta pela medicina popular, tendo como principal objetivo retificar e/ou ratificar cientificamente o uso da espécie vegetal pela população”, afirmou a professora.

Saiba mais sobre a Farmacognosia

A Farmacognosia é uma disciplina exclusiva do Curso de Farmácia e significa Conhecimento dos Fármacos de origem animal ou vegetal. Para tanto, a Farmacognosia extrai, isola e identifica substâncias naturais, utilizando métodos extrativos, cromatográficos e espectroscópicos. 

Para mais informações sobre a SBFgnosia, acesse o site

***
Texto: Marcel Vieira
Foto: Arquivo Pessoal
Ascom/UFPB