Você está aqui: Página Inicial > Contents > Serviços > Cartilha apresenta serviços oferecidos pela UFPB para servidores com deficiência
conteúdo

Notícias

Cartilha apresenta serviços oferecidos pela UFPB para servidores com deficiência

publicado: 09/04/2025 15h37, última modificação: 09/04/2025 15h37
Iniciativa foi lançada esta semana pelo Comitê de Inclusão e Acessibilidade da universidade

090420252.png

O Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lançou esta semana uma cartilha com o objetivo de mostrar como os servidores com deficiência podem ser acolhidos na universidade.  O documento (que pode ser acessado aqui) reúne todos os serviços que a instituição pode oferecer para dar o suporte necessário ao servidor PCD, como as clínicas-escolas e o plantão psicológico, além de explicar como os colaboradores podem entrar em contato com o CIA. 

Segundo o coordenador do CIA, Rafael Monteiro, a ideia da cartilha é estreitar os laços com os servidores. “Acreditamos que há bem mais servidores que podem ser atendidos pelo comitê, por isso a preocupação em divulgar nossos serviços”, afirmou. 

Ele explica que o documento faz parte de uma série de ações que vêm sendo realizadas pelo comitê, atuante há treze anos, para intensificar seu trabalho na universidade. Dentre elas, está a realização, no ano passado, de um censo para mapear os colaboradores PCD na instituição, e a inserção de um curso de formação sobre a política de inclusão da UFPB para os servidores recém-empossados. 

Servidores interessados em entrar em contato com o CIA devem preencher este formulário. Depois disso, eles serão encaminhados para atendimento por uma equipe multidisciplinar, que vai avaliar suas necessidades e encaminhá-los para as redes de apoio credenciadas. Além disso, o comitê enviará para a chefia dos servidores recomendações e adaptações para se ajustarem às suas necessidades no trabalho.

Serviço

Comitê de Inclusão e Acessibilidade - CIA
1º andar da Reitoria - Campus I
Telefone: +55 (83) 3216-7200
Horário de atendimento: segunda à sexta-feira, 7h às 17h

***
Texto: Hugo Bispo
Edição: Marcel Vieira
Ascom/UFPB